Seminário Informática e Sociedade

Pensando sobre o assunto: Pilares e Saberes da Educação



A leitura do texto de Edgar Morin, “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, e do Relatório de Jacques Delors nos remete a reflexão de algumas práticas que podem nos ajudar na preparação de estratégias eficientes dentro deste novo paradigma que se descortina.
1. Como ter acesso às informações e organizá-las? Como tirar proveito delas?
2. Qual a importância do trabalho interdisciplinar na articulação e organização dos conhecimentos?
3. Qual a importância do trabalho com projeto na construção de processos de cooperação e superação coletiva dos desafios de nosso tempo?


1º QUESTÃO:

“... O conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente...” Delors

“O conhecimento é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução.” Morin

“A Educação primária pode ser considerada bem sucedida se conseguir transmitir às pessoas o impulso e as bases que façam com que contribuam a aprender ao longo de todas a vida, no trabalho, nas também fora dele. “ Delors

Considerando-se os movimentos do mundo contemporâneo, onde cada vez mais se exige cidadãos independentes, de iniciativa, que saibam comunicar-se e ter flexibilidade na resolução de conflitos, podemos dizer que nossos alunos estarão aptos a aventurar-se pelos domínios do saber e do desconhecido?


2º QUESTÃO:

Nossa educação sempre nos ensinou a separar, isolar e não a unir os conhecimentos.

“Essa visão fragmentada faz com que os problemas permaneçam invisíveis para muitos, principalmente para muitos governantes.” Morin

“Fechado na sua própria ciência, o especialista corre o risco de se desinteressar pelo o que fazem os outros. Sentirá dificuldade em cooperar...” Delors

“Na minha opinião, não temos que destruir disciplinas, mas sim integrá-las, reuni-las em uma ciência...” Morin.

Estamos adormecidos, apesar de despertos, pois diante da realidade tão complexa, mal percebemos o que se passa ao nosso redor.

Como nossa educação sempre nos ensinou a separar, compartimentar, isolar, poderíamos dizer que nos tornamos míopes e insensíveis aos problemas mais gerais, complexos e globais?


3ºQUESTÃO:

“Ainda que haja uma tomada de consciência de todos estes problemas (do planeta), ela é tímida e não conduziu ainda a nenhuma decisão efetiva.” Morin

“Cabe ao ser humano desenvolver, ao mesmo tempo, a ética e a autonomia pessoal (as nossas responsabilidade pessoais), além de desenvolver a participação social (as nossas responsabilidades sociais), ou seja, a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum.” Morin.

“...por outro lado, na prática letiva diária, a participação de professores e aluno em projetos comuns pode dar origem à aprendizagem de métodos de resolução de conflitos e constituir uma referência para a vida futura dos alunos, enriquecendo a relação professor/alunos.” Delors

Aprender a viver junto, com a diferença é fundamental para que tenhamos a consciência de que temos problemas comuns.

Grupo B: Brígida, Cilede, Elenice, Fernanda, Lea, Liliam, Christiane, Marcia, Victor, Djane, Enilia, Jane.

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