Seminário Informática e Sociedade

Aprender a Fazer


APRENDER A FAZER

Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.

Jacques Delors diante da coordenação do livro: “Educação, um tesouro a descobrir, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade os quatro pilares de uma educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com algumas máximas da Pedagogia prospectiva e subsidia o trabalho de pessoas comprometidas com a busca por uma educação de qualidade . A analogia com a prática pedagógica se mostra quando diz que a educação deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, indica o interesse, a abertura para conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer, mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, aqui temos o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento e, finalmente; aprender a ser, visto, talvez, como o mais importante, por explicitar aí o papel do cidadão e o objetivo de viver.

O pilar APRENDER A FAZER, em síntese, desenvolve-se da seguinte maneira:

* Refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Atualmente existe outro ponto essencial a focar nesta aprendizagem, referente à comunicação. É essencial que cada indivíduo saiba comunicar, não apenas reter e transmitir informação, mas também interpretar e selecionar as torrentes de informação. Envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas, de modo que, combinando uma cultura geral com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias.

* Tem conexão com a atividade profissional, onde se põe em prática os conhecimentos, para tanto é necessário a atualização dos jovens de forma que estes estejam prontos a se adequar as necessidades do mundo do trabalho.

* Aplicando na prática os conhecimentos teóricos reconhecendo as qualidades, os méritos e os valores que uma boa comunicação tem diante dos fatos reais, tornando o indivíduo um ser capaz de interpretar as demandas de informações e construir conceitos, aprendendo a beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a sua vida.

Jacques Delors ressalta pontos interessantes sobre essa aprendizagem: as economias industriais, o trabalho assalariado e o trabalho independente ou informal. Nesse sentido, é fundamental perceber que historicamente nas sociedades assalariadas que se desenvolveram ao longo do século XX, a partir do modelo industrial, a substituição do trabalho humano pelas máquinas tornou-se cada vez mais imaterial e acentuou o caráter cognitivo das tarefas, mesmo nas indústrias, assim como a importância dos serviços na atividade econômica. O futuro dessas economias depende, aliás, da sua capacidade de transformar o progresso dos conhecimentos em inovações geradoras de novas empresas e de novos empregos.

Diante disso, o APRENDER A FAZER não pode ter o significado simples de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada. As aprendizagens devem evoluir e não podem mais serem consideradas como simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, embora estas continuem a ter um valor formativo que não se pode desprezar. Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes e isso leva a educação a fundamentar pilares essenciais para a vida do educando, tornando-o um aprendiz e constante desenvolvimento.

A partir dessa visão os quatro pilares do conhecimento, podem prever grandes conseqüências na educação, pois o educando deverá aprender a pensar, comunicar-se, pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses, elaborar teorias, ser autônomo e independente, ou seja, tornar-se um indivíduo socialmente competente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Educação: um tesouro a descobrir. - São Paulo: Cortez - coordenador Jacques Delors. Os quatro pilares da educação.

- MÓDULO da Disciplina Informática e Sociedade. Curso de Especialização em Tecnologias em Educação. PUC - Rio (2010).

- OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, disponível em; http://www.olharpedagogico.com



Postagem: Lilian

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