Seminário Informática e Sociedade

A Ética do ser humano


A ética do gênero humano




Falar sobre ética, na atualidade nos lança em um complexo campo de definições sociais, culturais, educacionais, epistemológicas e, em certo ponto, etimológicas de difícil resolução. Como falar em ética em uma sociedade que parece prezar pela sua falta? Ética para quê? Para quem? Pode a sociedade capitalista se pautar pela ética, e, quando realizo esta pergunta, não estaria fazendo um claro julgamento de determinado ponto de vista que assumo sobre o conceito de ética?

A resolução e problematização destes questionamentos tendem a se obscurecer no ritmo apressado da vida cotidiana, ritmo este que nos enraíza sub-repticiamente nos ditames propalados pelas classes dominantes, os quais, por diversas vezes, são aceitos como verdades absolutas, tal como pressupostos naturais. Essa naturalização do que é socialmente construído exerce efeito deletério sobre a humanização dos homens e mulheres- não herdada após seu nascimento, mas conquistada em um processo árduo pela apropriação do conhecimento produzido pelas gerações passadas- cuja conseqüência reside em impedir-nos de ascender à esfera ética propriamente dita. Sendo assim, não acreditamos na ética como um valor pré-moldado ou osmoticamente interiorizado pelos seres humanos, pois todo conceito só pode ser compreendido quando seu processo gênico emerge diante de nossos olhos como uma realidade na qual essência e aparência se manifestam dialeticamente.

Nesse sentido, como repensar a Ética em sua função de resguardar a vida, em função de ter uma morada, possuir um valor de lugar e um valor de posição? Como conciliar os direitos individuais e as obrigações coletivas? Quem sabe, retomando os filósofos, a ética socrático-platônica que postula a anterioridade do conhecimento das formas – justiça, virtude, coragem, responsabilidade etc. – como a condição de estabelecimento do Bem e, então, definir a forma de atingi-lo.



A educação deve conduzir à "antropo-ética", levando em conta o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Nesse sentido, a ética indivíduo/espécie necessita do controle mútuo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade, ou seja, a democracia; a ética indivíduo/espécie convoca, ao século XXI, a cidadania terrestre.

A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie. Carregamos em nós esta tripla realidade. Desse modo, todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.

Ética do gênero humano ou antropoética propõe humanizar a humanidade, obedecer à vida e, ao mesmo tempo, deixar-se guiar por ela, conceber a unidade na diversidade, respeitando o outro e expressando a ética da solidariedade, da compreensão e do gênero humano.



BIBLIOGRAFIA

Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro (Edgar Morin) disponível em www.conteudoescola.com.br/site/content/.../1/9/ acessado em 01/06/2010.

PICCOLO Gustavo Martins A ética revisitada: olhares através da história DISPONÍVEL EM www.efdeportes.com/.../a-etica-revisitada-olhares-atraves-da-historia.htm acessado em 01/06/2010.

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Postagem: Fernanda

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