O terceiro pilar é aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos. Em contraposição à competitividade cega, a qualquer custo, do mundo de hoje, cabe à escola transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, ao mesmo tempo, tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos. Para isso, não basta colocar em contato grupos e pessoas diferentes, o que pode até agravar um clima de concorrência, em especial se alguns entram com estatuto inferior. É preciso, para isso, promover a descoberta do outro, descobrindo-se a si mesmo, para sentir-se na pele do outro e compreender as suas reações. E, além disso, tender para objetivos comuns, trabalhando em conjunto sobre projetos motivadores e fora do habitual, cuja tônica seja a cooperação.
Este pilar implica em construir uma identidade própria e cultural, situar-se com os outros seres compartilhando experiências e desenvolvendo responsabilidades sociais.
As experiências sociais nos facultam o acesso ao saber, ao fazer, ao viver em conjunto, ao crescer em todas as nossas potencialidades. Através delas adquirimos valores, assimilamos modos e costumes, desenvolvemos habilidades, atitudes, enfim, nos definimos como humano, como pessoa, individualidade em relação com outras individualidades numa dinâmica que possibilita o nosso aperfeiçoamento constante.
Essas experiências geram responsabilidades que reclamam a busca da integração com a Natureza, o compromisso com a Humanidade e a necessária superação dos egoísmos coletivos ou individuais de cor, raça, gênero, credo ou condições sociais e de localização geográfica.
Para o desenvolvimento desse princípio há algo fundamental: A BUSCA DE INTERCESSÕES CAPAZES DE OPORTUNIZAR O CONHECER O OUTRO, SUAS IDÉIAS, SABERES E FAZERES, COSTUMES, VALORES, TRADIÇÕES E ESPIRITUALIDADE. Isso só será possível pelo compartilhamento, pela comunhão, pelo diálogo, pela convivência.
Sem essa possibilidade de entendimento a vida se torna insuportável, violenta, uma luta permanente pela hegemonia, uma disputa sem regras, desigual.
Se a convivência pacífica entre pessoas e povos é difícil, ainda se constituindo um desafio para o futuro, imaginemos o viver fraternalmente, isto é, como irmãos!
A mensagem deste pilar é, por excelência, a mensagem do respeito, da tolerância e da cooperação fraternal.
BIBLIOGRAFIA
- Os Quatro Pilares da Educação - Aprender a Conviver. Disponível em: http://www.isal.com.br/index.php/os-quatro-pilares-da-educacao. Acesso em 01 de junho de 2010.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed, Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002.
Postagem: Léa
Este pilar implica em construir uma identidade própria e cultural, situar-se com os outros seres compartilhando experiências e desenvolvendo responsabilidades sociais.
As experiências sociais nos facultam o acesso ao saber, ao fazer, ao viver em conjunto, ao crescer em todas as nossas potencialidades. Através delas adquirimos valores, assimilamos modos e costumes, desenvolvemos habilidades, atitudes, enfim, nos definimos como humano, como pessoa, individualidade em relação com outras individualidades numa dinâmica que possibilita o nosso aperfeiçoamento constante.
Essas experiências geram responsabilidades que reclamam a busca da integração com a Natureza, o compromisso com a Humanidade e a necessária superação dos egoísmos coletivos ou individuais de cor, raça, gênero, credo ou condições sociais e de localização geográfica.
Para o desenvolvimento desse princípio há algo fundamental: A BUSCA DE INTERCESSÕES CAPAZES DE OPORTUNIZAR O CONHECER O OUTRO, SUAS IDÉIAS, SABERES E FAZERES, COSTUMES, VALORES, TRADIÇÕES E ESPIRITUALIDADE. Isso só será possível pelo compartilhamento, pela comunhão, pelo diálogo, pela convivência.
Sem essa possibilidade de entendimento a vida se torna insuportável, violenta, uma luta permanente pela hegemonia, uma disputa sem regras, desigual.
Se a convivência pacífica entre pessoas e povos é difícil, ainda se constituindo um desafio para o futuro, imaginemos o viver fraternalmente, isto é, como irmãos!
A mensagem deste pilar é, por excelência, a mensagem do respeito, da tolerância e da cooperação fraternal.
BIBLIOGRAFIA
- Os Quatro Pilares da Educação - Aprender a Conviver. Disponível em: http://www.isal.com.br/index.php/os-quatro-pilares-da-educacao. Acesso em 01 de junho de 2010.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed, Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002.
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